Servidores debatem a Transparência na Gestão Pública

20161128093446transparencia-na-gestao-publica-n.jpg
Centenas de servidores participaram da ação em 2016 - Foto: Divulgação

Matéria Publicada no Site do FDRHRS

Secretarias Estaduais, Prefeituras, Câmaras de Vereadores e autarquias do Estado estiveram representadas por 1.200 servidores públicos durante as sete edições do ciclo de palestras intitulado “Encontros de Gestão” realizado durante o ano de 2016. A ação promovida pela Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), Secretaria da Modernização Administrativa e Recursos Humanos (SMARH), Universidade do Rio Grande do Sul (UERGS) e Suchefia de Ética, Controle Público e Transparência da Casa Civil,  ocorreu na tarde de quarta-feira, 23, e contou com a participação da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Secretaria Geral da Fazenda (SEFAZ), no auditório do CAFF.

Mais de 100 servidores estiveram presentes para o debate sobre o tema “A transparência na gestão pública: o papel da administração e do cidadão”. De acordo com o mediador, Mauro Mastella, Doutor em Administração, os sete Encontros trouxeram temáticas fundamentais na Gestão Pública com parcerias de outros órgãos. “Os eventos tiveram muito sucesso, houveram muita participação dos servidores públicos, tivemos muitas perguntas e fóruns EAD para dar continuidade aos debates. Como esse é o último, estamos com boas expectativas”, agradeceu o Coordenador do Curso de Administração da UERGS.

O palestrante da tarde, o Procurador do Estado da PGE, Paulo Cesar Velloso Quaglia Filho, que abordou sobre a Transparência na Administração Pública. “A Gestão Pública tem como um dos seus princípios fundamentais a eficiência, ela se torna de suma importância para todos por que uma administração eficiente e organizada vai prestar um serviço melhor dentro da sociedade”, avaliou o Presidente da CMRI/RS.

Para finalizar o evento, a debatedora, Dioni Irani Cunha, Auditora Fiscal da Receita Estadual, indicou sobre o Portal da Transparência do Estado e apontou os pontos principais da palestra. “Assuntos como este são relevantes em conversas, se não houver o engajamento da sociedade nas ferramentas, leis e portais de transparências. O objetivo maior é a participação”, declarou a Chefe da Divisão de Tecnologia e Projetos.

Os Encontros de Gestão Pública iniciados em abril abordaram temas como: Horizontes da Gestão Pública Contemporânea; Gestão Integrada de Processos; Gestão de Desempenho de Pessoas na Administração Pública; O agenciamento das funções Políticas entre os Poderes e a Gestão Pública; Concessões e Parcerias Público-Privadas no RS: cenários e desafios; Liderança e Espiritualidade: A Gestão do Século XXI; A Transparência da Gestão Pública: O papel da administração e do Cidadão.

Órgãos participantes do evento

SES, CASA CIVIL, DETRAN, PGE, AGDI, SMARH, GG, IRGA, FEE, DNIT, SDTS, JUCERGS, FGTAS, SDECT, FAPERGS, DAER, IPERGS, FASE, SGG, SME, CORSAN, Câmara de Vereadores de Rio Pardo, PC, FDRH, SEDUC, IPE, UERGS, SEFAZ, CEASA.