Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Subchefia de Ética, Controle Público e Transparência participa do Open Data Day 2018

Publicação:

Teaser divulgando evento de Dados Abertos
Dia Internacional dos Dados Abertos (Open Data Day 2018) - Foto: Divulgação

A Casa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, através da Subchefia de Ética, Controle Público e Transparência, participará no próximo dia 03 de Março (sábado) do Open Data Day 2018. O evento ocorrerá na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Campus Porto Alegre, Av. Nilo Peçanha, nº 1600, a partir das 9h30min.

 O Open Data Day (Dia dos Dados Abertos) é uma celebração anual que ocorre há sete anos em todas as partes do mundo, onde grupos relacionados à promoção da temática da transparência e da abertura de dados realizam eventos locais. O encontro é aberto, gratuito e visa divulgar e impulsionar a abertura de dados nos governos, empresas e na sociedade civil.

 Dados Abertos são dados que podem ser livremente usados, reutilizados e redistribuídos por qualquer pessoa, desde que resguardada a atribuição da fonte, bem como o compartilhamento pelas mesmas regras. Estes dados podem se referir a quaisquer áreas: governamentais, econômica, empresarial, transporte, saúde, etc.

 O Governo do Estado do Rio Grande do Sul regulou a política de dados abertos no Decreto nº 53.523/2017 e possui um Portal específico que pode ser acessado no link: http://dados.rs.gov.br/.

 A Subchefe de Ética, Controle Público e Transparência, adjunta, Liliana Barcellos, e a Auditora Pública Externa do TCE/RS, Francine Trevisan, participarão de um Painel sobre Transparência Governamental, às 10h30min, sob a mediação de Marlise Brenol, jornalista, professora da Unisinos e doutoranda da UFRGS.

 Segundo a Subchefe adjunta Liliana, “a transparência pública se faz com a participação de todos, do poder público e do cidadão. Eventos como o Open Data Day são de suma importância para a discussão do tema e para a conscientização da sociedade a respeito do seu papel no desenvolvimento dos assuntos relacionados à transparência.”

Maiores informações a respeito do Open Data Day poderão ser obtidas nos links:http://opendataday.org/pt_br/ e https://goo.gl/forms/GJ6vsDL6IPbrbTGe2.

 

 Sandra Alves
 Subchefia de Ética, Controle Público e Transparência da Casa Civil - RS   -    Fone: 3210.4576

Central de Informação