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SUBCHEFIA DE ÉTICA DA CASA CIVIL/RS NA SEMANA DO SERVIDOR

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Foto dos  Palestrantes na Semana do Servidor
Subchefia de Ética, Ouvidoria e SMARH palestram na Semana do Servidor - Foto: Sandra Alves

A Subchefia de Ética, Controle Público e Transparência da Casa Civil/RS, em parceria com a Ouvidoria- Geral do Estado do Rio Grande do Sul, participou, hoje à tarde -24/10 às14hs - das atividades relativas à Semana do Servidor, em evento realizado no Auditório do CAFF - Centro Administrativo Fernando Ferrari-. O evento, SEMANA DO SERVIDOR, é uma iniciativa  da Secretaria da Casa Civil juntamente com a Secretaria de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos e Ouvidoria-Geral.

O servidor Público é, sem dúvida, o maior bem que o Estado possui. Com certeza um serviço público de qualidade passa pelas mãos de pessoas capacitadas e incansáveis na construção de uma sociedade e de um mundo melhor e mais justo. O servidor público é aquele que acorda todos os dias disposto a trabalhar em prol de uma comunidade, de um município, de um estado, de um país. Muitas vezes, com poucos recursos que lhe são disponibilizados, se vê na iminência de matar um leão por dia, mas não desiste porque é um obstinado em servir à sociedade.

No encontro, a subchefe adjunta de Ética, Controle Público e Transparência, Liliana Barcellos, abordou os temas Transparência, Lei de Acesso à Informação e Dados Abertos. Os gestores centrais do Canal Denúncia, Janaína Florença e Mateus Schönhofen, apresentaram a ferramenta e falaram sobre como os servidores devem proceder quando da necessidade de comunicar alguma irregularidade no serviço público.

O Ouvidor-Geral do Estado, Renato Abreu, fez a abertura do encontro pontuando a importância das Ouvidorias e da Transparência no combate à corrupção. A palestrante da Ouvidoria-Geral do Estado, Luci Batalha de Barros, discorreu sobre  um breve histórico das ouvidorias e abordou a integração existente entre a Ouvidoria-Geral do Estado e a Subchefia de Ética. Luci pontuou que a interlocução do cidadão com o estado permite que o governo tenha uma “temperatura” de como está a gestão.

Já a ouvidora setorial da SMARH , Simone Scheeffer, abordou o tema Ouvidorias Setoriais.  A Ouvidoria- Geral responde por todas as Secretarias, enquanto as Ouvidorias Setoriais respondem por suas secretarias específicas. No caso, a Ouvidoria Setorial da SMARH responde pela Secretaria de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos.

A subchefe adjunta, Liliana Barcellos, avaliou o evento como muito satisfatório. “É muito importante que todos conheçam os canais de informação do Governo  do Estado e que todos sejam responsáveis com o atendimento e com as informações prestadas através desses canais. É um dever funcional de todos nós” disse ela.

 

Sandra Alves    

Subchefia de Ética, Controle Público e Transparência- Casa Civil/RS

                                                                                                                                                      

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