Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

TRANSPARÊNCIA ATIVA: DEVER LEGAL E BOA PRÁTICA ADMINISTRATIVA

Publicação:

Foto do palestrante e dos organizadores
Transparência Ativa: dever legal e boa prática administrativa - Foto: Sandra Alves- Subchefia de Ética

A Subchefia de Ética, Controle Público e Transparência da Casa Civil/RS, com a colaboração do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS), realizou ontem, dia 26 de junho, no auditório do CAFF, uma palestra tratando da temática da transparência ativa direcionada aos Gestores Locais da Lei de Acesso à Informação – LAI e demais servidores interessados.

 O Subchefe de Ética, Controle Público e Transparência, Marcus Vinícius Berthier Góes, destacou na abertura do evento o fato de o Governo do Estado do Rio Grande do Sul ser incansável na qualificação dos servidores quando o assunto é transparência pública.

 A política de transparência pública é um caminho sem volta.  As pessoas estão cada vez mais participativas na fiscalização das administrações dos seus municípios, estados e países. A transparência, além de ser uma boa prática de gestão é, antes de tudo, um dever legal de todo o administrador público.

 O Palestrante, Dr. Evandro Teixeira Homercher, auditor público externo do TCE/RS, discorreu sobre o contexto histórico envolvendo a transparência pública, trazendo, inclusive, a experiência de outros países. Discorreu sobre a Lei de Acesso à Informação, transparência ativa e tratou os aspectos da abertura de dados e a transparência nas empresas públicas e sociedades de economia mista, sempre ressaltando a necessidade de divulgação de dados públicos de forma clara, objetiva e numa linguagem acessível para a população.

 O evento foi organizado pela Subchefia de Ética, Controle Público e Transparência da Casa Civil, com a colaboração do TCE/RS e o apoio da Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos – SMARH.

Subchefia de Ética, Controle Público e Transparência- Casa Civil/RS

Central de Informação