Casa Civil

Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla)

Publicação:

Foto dos participantes do evento
Evento Público Regional da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) - Foto: Divulgação

Na segunda-feira (21/5), em Curitiba no Paraná, foi realizado o primeiro Evento Público Regional da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) para discutir, junto à sociedade, propostas para a consolidação do Plano Nacional de Combate à Corrupção. O encontro, que aconteceu na Universidade Federal do Paraná, contou com 40 participantes que apresentaram 25 propostas de prevenção e de combate à corrupção.

As sugestões foram apresentadas e discutidas em grupos de trabalho com o objetivo de elaborar propostas concretas de enfrentamento à corrupção. Os participantes foram divididos em três grupos, conforme os eixos de atuação da Enccla. Foram apresentadas 10 propostas no eixo Prevenção (iniciativas para evitar a ocorrência de atos de corrupção); 11 propostas no eixo Detecção (iniciativas para melhor identificação e controle de atos de corrupção); e quatro propostas no eixo Punição (iniciativas para investigação e aplicação de sanções ou penas para os praticantes de atos de corrupção). Ao final, as propostas discutidas e consolidadas nos grupos de trabalho foram apresentadas a todos os participantes do evento. Este foi o primeiro de cinco eventos públicos que serão realizados pela Ação 1/2018 da Enccla e que deverá, ao final do ano, durante a Reunião Plenária Anual da Enccla, apresentar a versão final do Plano Nacional de Combate à Corrupção.

Ainda em Curitiba, de 22 a 25 de maio é realizado o Curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD) em parceria com a Escola da Advocacia-Geral da União no Paraná. Ao todo, 85 agentes públicos participam da capacitação.

No último dia 16 de maio, o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Enccla realizou a segunda reunião de 2018. O encontro ocorre a cada dois meses e tem a finalidade de acompanhar a evolução das ações da Enccla. O secretário Nacional de Justiça, Luiz Pontel, acompanhou a reunião e ressaltou a relevância das Ações desenvolvidas pela Estratégia e o total apoio da Secretaria Nacional de Justiça (SNJ) às eventuais necessidades para o alcance dos resultados propostos. Durante a reunião, foi apresentado o desenvolvimento dos trabalhos das 11 Ações de 2018. A próxima reunião do GGI está agendada para 16 de agosto, quando começará a preparação para os trabalhos da Enccla em 2019.

Secretaria Executiva

Ouvidoria-Geral